6ª Mostra do Vinho Catarinense em Videira

A 6ª Mostra do Vinho Catarinense este ano além da programação na Capital no início de Junho, nos dias 13, 14 e 15 de Julho em Videira aconteceu um evento com uma programação composta por oficinas de degustação, concurso de molhos, exposição de produtos da cadeia produtiva da Uva e derivados, rodada de negócios e contou com a presença de mais de 12 autoridades e um público de mais de 1,3 mil pessoas.

Realizada pelas cidades de Videira, Pinheiro Preto (26 vinícolas) e Tangará (maior produtor de Uva desta região),  a região detém 90% da produção de Uvas do estado de Santa Catarina, a UVA é muito importante como cultura e impulsiona a economia local.

mostra vinho catarinense em videira
Prefeito de Videira Dorival Carlos Borga, deputado Padre Pedro Baldissera, vice-prefeita de Videira, Claudete Nardi Vavassori; os prefeitos de Pinheiro Preto e Tangará, Pedro Rabuske e Nadir Baú, respectivamente, o secretário de estado da Casa Civil, Nelson Serpa (que representou o governador Raimundo Colombo); o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Silvio Dreveck; os deputados estaduais Natalino Lazáre (PR), Romildo Titon (PMDB) e Darci de Matos (PSD); o secretário executivo da ADR de Videira, Euro Vieceli; o vice-presidente Regional da Fiesc, Gilberto Seleme; o presidente do SindVinho, Celso Panceri; e o diretor financeiro da Cresol, Antonio Luiz Viana

 

As oficinas de degustação ministradas pela Juíza Internacional de Vinho e Sommelier, Márcia Maluf Palei, repetiram o sucesso da capital e deixaram uma lista com mais de 80 interessados, nestas oficinas há um introdução ao mundo do vinho catarinense e sua história, dicas muito úteis para iniciantes, aromas e degustação, uma luz para quem quer saber mais sobre Vinho.

Para um dos participantes, Yuri Pasqual, diretor de Turismo da prefeitura de Tangará, “Nesta oficina estou aprendendo bastante sobre aroma, equilíbrio, acidez, o que acompanha o Vinho, saber harmonizar Vinho com a comida é muito importante para ter uma experiência prazerosa” diz.  Segundo Yuri, Tangará é o maior produtor de Uva da região e o Turismo do Vinho e Vôo Livre são o foco de Tangará.  O cultivo da Uva impulsiona a economia das cidades de Pinheiro Preto e Videira também e a 6ª Mostra do Vinho Catarinense serve para mostrar a vida do interior, manter as parcerias e trabalhar  cada vez mais juntos para fortalecer ainda mais a cultura e o enoturismo.

O afinador de queijo, Tiago Pascoal também conversou com nossa equipe, ele nos explicou que “Afinar queijo” é preparar o produto de acordo com as características desejadas pelo cliente.  “pegar o produto crú, jovem e transformar em outro produto com o processo de afinagem, um exemplo é maturar queijo em lúpulo (usado na fabricação de cervejas) que deixa o queijo muito saboroso e aromático, embora o lúpulo seja muito amargo, no processo de afinação de queijo ele passa o sabor para o queijo acentuando o sabor do queijo sem o amargo.” diz.  Tiago cria o produto para o gosto do cliente, podemos chamar isso de queijo sob medida, ficou curioso?  Tiago vende pelo Instagran e whats 48 9 84888973.

A Afinação de queijos foi uma das novidades da 6ª Mostra do Vinho Catarinense e pelo sucesso, veio para ficar, quem é que não gosta de um bom vinho com queijo, combinação espetacular, nós vamos preparar uma matéria completa sobre a história do Tiago e como ele começou esse negócio, acompanhem nosso blog.

Fotos: Eunice Ferreira

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s