Oficinas de degustação colocam em evidência vinhos catarinenses

A cultura do vinho é, também, uma arte para quem o saboreia. Para que consumidores de diversas áreas possam apreciar a qualidade dos vinhos de Santa Catarina, a organização da 6ª Mostra do Vinho Catarinense (em Videira, de 14 a 16 de julho) promove, em Florianópolis, nos dias 13 e 14 de junho, oficinas de degustação abertas ao público.

 

Serão seis oficinas na Fundação Cultural Badesc. Pela manhã, a partir das 10h, como aconteceu na V Mostra, as atividades são dirigidas a deficientes visuais, numa parceria com a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC). Às 14h e às 17h 30 as oficinas são abertas ao público.

 

As vagas foram preenchidas já no primeiro dia de divulgação, mas como aconteceu em anos anteriores, a Comissão de Organização mantém um cadastro de interessados para novas oficinas.  A coordenação das oficinas é da sommelier e juíza internacional, Dra. Márcia Maluf, com a participação dos enólogos Jucelio Kulmann de Medeiros e Antônio Zanelotto.

20160602_104255
Claudionor Rosa durante a Oficina de degustação para deficientes visuais na V Mostra do Vinho Catarinense

 

De acordo com Marcia, o objetivo das oficinas é disponibilizar conhecimento técnico para que as pessoas, com o estímulo do olfato, da visão e do paladar, possam identificar o tipo de vinho consumido. “O objetivo não é fazer as pessoas aprenderem a beber o vinho, mas, sim, degustá-lo, não em quantidade, mas em qualidade”, explica.

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera, autor do projeto que criou o Dia do Vinho no Estado, e que motivou a realização da Mostra do Vinho, destacou a importância do público consumidor catarinense conhecer os vinhos produzidos no Estado. “O trabalho da equipe da Dra. Márcia qualifica a aproximação entre os consumidores e o vinho produzido no Estado, e garante visibilidade às milhares de famílias que hoje fazem a história de nossa vitivinicultura”, afirmou o parlamentar.

WhatsApp Image 2017-05-31 at 19.03.42

Durante as oficinas, os participantes experimentam, em doses pequenas, alguns tipos de vinhos produzidos em Santa Catarina. Por meio da visualização do líquido na taça, do aroma do produto e do gosto, são ensinadas técnicas que auxiliam o degustador a identificar o teor alcoólico, o tipo de uva utilizado na fabricação e até a região onde é produzido, entre outras características de cada vinho.

Na terça-feira (13), a partir das 19h, acontece a Sessão Oficina do Vinho, com o filme O Julgamento de Paris, seguida de um debate com a participação de enólogos. Na quarta-feira (14), também às 19h, acontece um debate sobre a produção de vinhos.    

A degustação também contará com a afinação de queijos da Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense. Fundada em 13 de junho de 2013, a entidade congrega 68 famílias de produtores, de 18 municípios da Serra Catarinense. O Queijo Serrano é o produto artesanal, elaborado, na propriedade de origem do leite, a partir do leite cru, hígido, integral e recém ordenhado, conforme a tradição histórica na região serrana de Santa Catarina.

VI Mostra do Vinho Catarinense

A VI Mostra do Vinho Catarinense acontece entre os dias 14 e 16 de julho, em Videira. A programação, em junho e julho, inclui, além da VI Mostra, novas oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e roteiros de enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho do Estado.

Neste ano, a VI Mostra do Vinho Catarinense terá sua primeira edição no interior do Estado. O evento tem a organização das prefeituras de Videira, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Provinho do Brasil, Sindivinho, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro – Florianópolis

Informações: (48)3221-2726 / 3224-8846

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s