Degustação dos Vinhos de Antonio Saramago em Florianópolis

DSC03546

“O papel do Enólogo é não estragar aquilo que a natureza nos dá.” Antonio Saramago.

Associação Brasileira  de Sommeliers de Santa Catarina – ABS-SC realizou um evento de Degustação com os Vinhos do Enólogo Antonio Saramago.  Com 53 anos de carreira, é um nome importantíssimo no mundo do Vinho e referência em Vinhos Portugueses,  também atua como consultor para vinícolas brasileiras como a Villagio Grando.

Antonio Saramago estava na companhia de sua esposa, ambos muito agradáveis e deram toda à atenção aos presentes que além de degustarem os Vinhos também assistiram a palestra do mestre sobre o processo de produção de cada um dos vinhos apresentados.

“Os Brasileiros dizem que tudo o que é dos outros é melhor, isto não é verdade, é preciso que se prove.” afirma Antonio Saramago.

Os Vinhos Degustados foram:

VILLAGIO GRANDO BRUT ROSÉ – Produtor, Villagio Grando, castas; pinot noir e merlot, através do método Charmat. Safra 2016, graduação alcoólica 11,5%, região de Água Doce, SC- Brasil.

ILÓGICO – Produtor, Antonio Saramago Vinhos, castas; trincadeira e aragonês, importado pela Viníssimo. Obs.: estágio em Carvalho Francês e americano durante 3 meses e em garrafa durante 6 meses. Safra 2014, graduação alcoólica 13,5% da região de Alentejo, Portugal.

RISCO TINTO – Produtor, Antonio Saramago Vinhos, castas; 100% Castelão, importado pela Viníssimo, obs.; fermentação em tanques de Inox. Safra, 2013, graduação alcoólica 13,5%, região de Península de Setúbal, Portugal.

ANTONIO SARAMAGO WINEMAKER – Produtor, Antonio Saramago Vinhos, castas 100% castelão, importado pela Viníssimo, obs.; amadurecimento por 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. Safra 2013, gradução alcoólica 14,5% da Península de Setúbal, Portugal. É um Vinho regional de castas de mais de 30 anos de idade, este Vinho veio para o Brasil final do ano passado.

ANTONIO SARAMAGO RESERVA – Produtor, Antonio Saramago Vinhos, castas 92% Castelão, 4% Touriga e 5% Alicante, importado por Viníssimo. Safra 2009, graduação alcoólica 14%, da região de Península de Setúbal, Portugal. (Todos os anos eleito o melhor Vinho de Portugal) Complexo, tanino amplo e boa persistência de boca, um Vinho que quanto mais tempo na taça mais ele melhora e trás coisas novas.

ALÉM MAR – Produtor, Villagio Grando. Castas; merlot, cabernet franc, malbec, enólogo responsável, Antonio Saramago. Obs.: estágio em carvalo frances de primeiro e segundo usos, engarrafamento em outubro/2014. Safra 2009, graduação acoólica 12,9%, região Água Doce, SC, Brasil. No passado o Brasil era chamado em Portugal de “TERRAS ALÉM MAR”.   “Este é um Vinho muito bom, bem feito, não envergonha, a acidez vai evoluindo se tornando mais equilibrada e herbáceo. ” diz, Antonio Saramago.

“90% dos Vinhos do Porto bons são produzidos nos anos ímpares, anos ímpares são os que dão os melhores Vinhos”  dica de Antonio Saramago.

Antonio salienta que continua a fazer o que ele mais gosta, fazer Vinho e sente pena porque o tempo está curto, ele gostaria de prorrogar seu tempo um pouco mais.

“Gostaria de pedir ao tempo que me desse mais tempo para fazer o que eu mais gosto de fazer.” 

O Evento foi um sucesso e a loja D.Costenaro tem 2 anos de idade e mais de 1.000 rótulos, pretendem dobrar isso, além de Vinhos a loja oferece Cervejas, queijos, chocolates, sucos, azeites, espumantes, geleias, charutos cubanos e taças e quem quiser degustar um bom vinho com amigos, possui uma estrutura para atender este cliente que não paga nada mais por este serviço, paga apenas o preço da garrafa.  A D.Costenaro fica no edifício Top Tower na rua Esteves Junior, 50 loja 16, térreo no Centro de Florianópolis, Santa Catarina.  www.dcostenaro.com.br

Nós do Blog entrevistamos o Enólogo, veja entrevista completa no vídeo a seguir.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s