Encantos do Sul realiza seminário e mostra a importância da UVA Goethe

Aconteceu na Cidade de Capivari de Baixo em Santa Catarina o II Seminário de Turismo em Santa Catarina e Iª Feira de Instâncias de Governança de Santa Catarina.

Instancia Encantos do Sul
Instancia Encantos do Sul

Organizado pela Instância de Governança “Encantos do Sul” em parceria com o Governo do Estado e Santur, contou com os apoios das Associações empresariais de Tubarão, Imbituba, ADRAM, Parque Ambiental Tractebel e das entidades de Ensino Unibav, Unisul, Unesc, IFSC, Fucap e Satc.

A Instância de Governança “Encantos do Sul” é uma união composta por 32 municípios localizados no Sul de Santa Catarina para lutar por suas necessidades, cuja função é nortear e acompanhar as ações para o desenvolvimento turístico da região, fortalecendo e ampliando a capacidade administrativa, social e econômica dos municípios que a compõem.

O Evento foi realizado nos dias 26 e 27 de Novembro no Parque Ambiental Tractebel  com uma excelente infraestrutura para receber Eventos de médio e grande porte na Cidade de Capivari de Baixo.

Durante os dois dias de Seminário foram apresentados “Cases” importantes como todo o trabalho realizado pelas cidades de Gramado e Praia do Rosa, referências dentro do segmento turístico, dados sobre o Projeto Baleias Francas, patrimônio Mundial em nosso litoral, Turismo Rural, Ecoturismo e Enoturismo com a Uva Goethe, única com indicação de procedência no Brasil e cultivada exclusivamente na região de Encantos do Sul,  participações Internacionais com representantes da Croácia e Europa apresentando o “Geopark” onde a sustentabilidade anda junto com geração de renda proveniente de turismo local com responsabilidade,  Marketing Digital como ferramenta fundamental dentro do processo de comunicação, ou seja,  um conteúdo riquíssimo com dados que mostram a importância e a grandeza do setor  e seu crescimento como atividade econômica em todo o mundo.

A Uva Goethe teve seu espaço garantido dentro do Seminário com a palestra do Enólogo Estevan Arcari esclarecendo a importância desta Uva dentro da proposta de “Encantos do Sul” em organizar e difundir o turismo com o que esta região pode oferecer de atrativos aos turistas e isto ficou muito claro quando ao final da Palestra os presentes puderam degustar Vinhos da Uva Goethe, o resultado foi extremamente positivo entre os participantes que aprovaram sem ressalva os Vinhos.

Região Encantos do Sul

Para quem quiser se aprofundar um pouco mais, segue o vídeo apresentado durante a Palestra de Estevan sobre a Uva Goethe. Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Q_lKLNw-ScY

A Pesquisadora e defensora da importância da Uva Goethe, Dra.Márcia Maluf, esteve visitando quase 50% dos municípios que integram Encantos do Sul à convite da ADRAM e apresentou no seminário sua avaliação das potencialidades turísticas  analisadas pela mesma, sua fala foi breve e marcante por resumir precisamente o grande leque de opções e principalmente apresentar suas idéias e sugestões para tornar Encantos do Sul um selo de Sedução e Encantamento dentro Turismo de Santa Catarina.

DSC00503
Marcia Maluf

Veja a apresentação de Dra.Márcia Maluf no link http://www.youtube.com/watch?v=OqfCVE4XeLY

O Projeto “Baleia Franca Austral” apresentado pela PhD. Karina R.Grochi, bióloga e diretora do projeto mostrou dados sobre a espécie e a importância como Turismo de Inverno.

-“Você sabia que a Baleia Franca é caçada no Brasil desde 1602?

Que o Projeto Baleia Franca tem como objetivo garantir a sobrevivência e recuperação populacional deste espécie?”

Baleia Franca em Santa Catarina
Baleia Franca em Santa Catarina

No litoral brasileiro de Santa Catarina e norte do RS são alguns dos locais onde elas se reproduzem no Atlântico Sul e entre 2002 a 2013 foram avistadas uma média de 113 baleias por ano.

projeto baleia franca austral
projeto baleia franca austral


A observação desta espécie é uma oportunidade de Turismo de Inverno, mesmo estando proibido o turismo embarcado desde 2012 em Santa Catarina, no litoral Catarinense você consegue avistar as Baleias de perto estando em Terra firme. O monitoramento e conservação são fundamentais e o Turismo com responsabilidade pode contribuir para conscientização e preservação da espécie,

 

Outro destaque durante o seminário foi o “Case” de Gramado, apresentado pelo antigo prefeito, visionário e grande responsável pela transformação que Gramado Sr. Pedro Bertolucci, um político que deixou entre os presentes o desejo imenso de termos outros políticos deste gabarito em nosso país.

Pedro Bertolucci recebendo material de Encantos do Sul.
Pedro Bertolucci recebendo material de Encantos do Sul.

Gramado se tornou uma cidade palco de muitos eventos e reconhecida dentro do turismo nacional e internacional como um dos melhores destinos turísticos do Brasil, recebe atualmente 2,5 milhões de turista por ano e diversos prêmios ao longo dos anos, possui 32 mil habitantes, 11.000 leitos, 150 hotéis, 125 restaurantes e 10.000 cadeiras.

A palestra de Pedro Bertolucci contribuiu muito para abrir ainda mais os olhos de todos ligados ao Turismo é um grande referencial para outras cidades e regiões mostrando claramente que a união entre população, poder público e empresários é possível sim e o resultado disto é uma cidade preparada para receber o turista,  a cidade realiza eventos desde 1959, hoje são 300 eventos por ano como o “Festival de Cinema de Gramado” tão badalado que quem ainda não foi sente-se frustrado por isso.

A consciência da comunidade engajada em todo o processo, estrutura hoteleira, gastronomia e compras, acessos, estradas, limpeza, vegetação, qualidade de vida que começa no bairro são resultados de anos e anos de muito trabalho e o papel do poder público como fomentador, estimulador e organizador foi fundamental, planejando com sustentabilidade fazendo com que a prefeitura de Gramado tenha sido a primeira prefeitura a ter o ISO 9001/2000 sendo a primeira no Brasil e a segunda no mundo transformando Gramado em modelo de modernização da gestão pública.

Um ponto marcante é a necessidade de inovar sempre, este é o grande desafio Gramado faz isso, analisa e remodela o que já deu certo inovando e criando novas opções para o turista que visita a cidade, fazendo com que este turista queira voltar e ao fazê-lo fique cada vez mais maravilhado por encontrar coisas novas acontecendo a todo instante transformando este retorno em uma nova e prazerosa experiência.

O II Seminário deixa claro a necessidade do envolvimento da população local para a exploração do Turismo com sustentabilidade, preservação ambiental, geração de renda e a educação também tem papel fundamental em todo o processo, a apresentação de “Praia do Rosa” com  a empresária Suzana Stocker Deutrich confirmou isso, com um passado de ocupação em queda, lixo espalhado, transito congestionado, segurança deficiente, desunião dos empresários, reuniões improdutivas e baixa representatividade, Praia do Rosa resolveu mudar este quadro.

Em 2009 a união de 22 pousadas e 11 restaurantes fundando o “Núcleo de Turismo da Praia do Rosa” com a missão de promover o desenvolvimento sustentável das empresas e da Praia do Rosa, através do associativismo, unindo a classe empresarial, educação qualificando a mão de obra, gerando novos negócios e contribuindo para o fortalecimento da cultura local fez a diferença do local, elaboraram um planejamento estratégico com plano de marketing, nova marca, reuniões planejadas, comissão de trabalho e definição de novos produtos turísticos promovendo capacitações, sinalizações padronizadas, monitoramento com câmeras de segurança, novos equipamentos para limpeza, parceria com a Polícia Militar inclusive para a melhora no trânsito, divulgação com a presença em Eventos e Feiras de Turismo nacionais e internacionais, um novo site, mídias sociais, eventos esportivos e gastronômicos, fizeram com que a “Praia do Rosa” deu a volta por cima, virou outro “Case” de sucesso, saltou para a primeira página do Google, se consolidou como um excelente destino Turístico nacional e internacional e recebe celebridades do mundo todo.

O II Seminário deixou a sensação de quero mais, a consciência que muito se pode e se deve fazer para alavancar o Turismo com responsabilidade preservando o nosso bem mais precioso “A Natureza”, somente com a união dos setores públicos e privado, educadores e população poderemos sim obter sucesso nesta trajetória.

“Praia do Rosa” faz parte da região da Instância Encantos do Sul e o desafio lançado é conseguir multiplicar entre os 32 municípios sucessos como este onde todos saem ganhando tendo o Turismo como a mola propulsora para a qualidade de vida, manter a população local e suas raízes.

Parabéns a todos os palestrantes e a organização do Evento que já tem novo local para acontecer em 2015, será na Cidade de Criciúma.

Eunice Ferreira

Jornalista e marketing digital

http://www.iday.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s