IV Mostra do Vinho Catarinense em Florianópolis

A IV edição da Mostra do Vinho Catarinense em Florianópolis foi um sucesso e agradou ao público presente.

vinho catarinense

A oficinas gratuitas de degustação muito elogiadas no ano passado marcaram presença também este ano, os Vinhos degustados durante as oficinas são oferecidos pelas Vinícolas expositoras e contribuem para um maior engajamento entre os expositores e o público, foram 3 oficinas no Total ministradas por Jucélio Kullmann de Medeiros (IFSC – Campus Continente, Dra.Marcia Maluf Palei pesquisadora e consultora de Enoturismo e Gilson Panceri Júnior enólogo.

DSC06000

 

A novidade ficou por  conta do “I Simpósio  de Vinho” que contou com duas palestras, a primeira palestra do diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani com o tema “Desafios da Cadeia Vitivinícola” e a segunda palestra da sommeliére Adriane Wiest sobre o  Tema ““Os vinhos de Santa Catarina ganhando o Brasil e o mundo”

 

Carlos Paviani apresentou uma síntese do quadro atual do setor no Brasil e falou sobre os avanços setoriais tais como; estruturação do Laboratório de Referências em Enologia (Laren), desenvolvimento e adoção de métodos analíticos, publicação de Decretos e INS para produção de Vinhos e derivados de Vinhos, acordo preço mínimo da Uva, financiamento de safra 100%, redução de IPI para espumantes, projeto Wines of Brasil (APEX), projeto Suco de Uva 100% (APEX e IBRAF), rede de centro de Inovação em Vitivinicultura MCT/Finep/Embrapa, inserção do setor em fóruns internacionais e principalmente a integração entre os elos da cadeia produtiva, integração das regiões produtoras e interação entre a cadeia produtiva e instituições públicas.

Abordou temas como a luta por redução de impostos incidentes sobre os vinhos nacionais que conta com uma carga tributária bem elevada, a importância dos Sucos, programas de Alimento seguro, programas de melhoria do manejo da Uva  e desenvolvimento de novos produtos derivados da Uva.

Paviani defendeu fortemente a importância da união entre os elos com a integração entre as regiões e cadeias produtivas fortalecendo o segmento de Vinho no Brasil inclusive para pleitear coisas importantes como o Simples nacional por exemplo que geraria uma boa alternativa para o crescimento da produção.

O Brasil participa de Fóruns internacionais incluindo o do Mercosul mas na hora da negociação do Mercosul com o Chile, que reduziu a zero o imposto de importação do Chile para a entrada dos Vinhos no Brasil, não estava presente e só nos quatro primeiros meses deste ano já aumentamos a importação do Chile em 50%.

O acordo de comércio com a União Européia está em andamento, a Europa abrirá o mercado deles para receber as carnes brasileiras desde que o Brasil abra para a entrada dos Vinhos Europeus com a redução dos impostos de importação dos Vinhos vindos da Europa, é uma briga de força muito grande e o mercado de Vinho tem que estar muito forte nesse momento para não levar a pior, pois sua alta carga tributária reduz nossa competitividade dentro do mercado nacional.

Paviani ainda falou sobre o Programa de Modernização da Vitivinicultura para obtenção de crédito para inovações nas vinícolas, vinhedos e agricultora familiar que inclui assistência técnica e acesso a novas tecnologias e pesquisas.

O Rio Grande do Sul possui um fundo VITIS estadual e a implementação do Fundo VITIS nacional será um grande avanço por se tratar de um fundo pago pelos produtos mas descontado no ato do pagamentos dos impostos, transformar o fundo VITIS em um fundo nacional contribuirá para aumentar os investimentos no setor buscando modernização, divulgação e comunicação.

São vários Desafios apresentados por Paviani como; certificação de mudas, assistência técnica, inovação e transferência de tecnologia, renovação de vinhedos, renovação de vinícolas, difusão da cultura do Vinho, aumento do consumo per capita no Brasil, maior atenção as importações, cadastro Vitivinícola nacional, maior competitividade ao suco de Uva e inserção na cesta básica, fiscalização sanitária, estímulo aos jovens a permanecer na atividade agrícola, profissionalização do setor agrícola e o Enoturismo como produto de promoção nacional e internacional.

O Tema ENOTURISMO foi pouco discutido no evento pois devido a sua grande importância chegou-se ao um consenso sobre a necessidade de ir mais a fundo neste Tema e algumas ações para isso estão sendo orquestradas pela organização da IV Mostra do Vinho Catarinense juntamente com a Dra. Marcia Maluf Palei, iremos acompanhar de pertinho tudo isto.

O momento foi marcante e o Simpósio foi encerrado com um caloroso debate, bastante produtivo e motivador ao ponto de ao final nascer um grupo de trabalho com representantes do setor Vitivinicultor do qual participaremos.  Este grupo tem o objetivo de levar adiante o nascimento desta união de elos e dar continuidade aos projetos e o fortalecimento do Setor a nível nacional inserindo toda a cadeia produtiva do Vinho Catarinense dentro da luta para alcançar os objetivos comum a todos, rumo aos DESAFIOS.

No debate Carlos Eduardo Panceri, presidente do Sindivinho SC, pediu a palavra para informar a todos que em sua recente viagem a Itália juntamente com uma comitiva foi firmado um acordo de cooperação e transferência de tecnologia entre Itália e Brasil, mais uma ótima notícia para todos.

Parabéns a toda a equipe do Deputado Padre Pedro Baldissera e aos que estiveram presente neste evento histórico do Setor no Estado de Santa Catarina que contribuiu para a União de todos em prol do avanço necessário para o crescimento do mercado de Vinho no Brasil.

Avante!!! e acompanhem por aqui as novidades.

Eunice Ferreira – Jornalista MTB4755/SC

http://www.iday.com.br

2Mostra

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s