Fundada a ABS em Santa Catarina

winebr

IFSC Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Continente cedeu o espaço onde foi realizada a Assembleia para a fundação da Associação Brasileira de Sommeliers de Santa Catarina ABS-SC, uma seção da ASB BRASIL entidade Nacional que já atua em vários estados Brasileiros, com sua  sede no Rio de Janeiro.

Fundada no Rio em 1983, a ABS BRASIL divulga a cultura do vinho e promove eventos sobre o assunto, através de cursos regulares abertos a profissionais e amadores, membro da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede em Paris, a ABS participa dos concursos mundiais da categoria desde 1986. Em 1992, conseguiu um feito inédito: trouxe o concurso para o Rio de Janeiro, reunindo, pela primeira vez fora da Europa, dezenas de profissionais do serviço de vinhos do mundo.

A ABS-SC nasce vinculada a ABS BRASIL com normas e regras a serem seguidas e em contrapartida terá todo o suporte e acesso ao cabedal de experiência da ABS BRASIL.

ABS SC
ABS SC

A reunião foi presidida por Ana Claudia Schmidt, com José Luis Magnanti como secretário e a leitura do estatuto ficou ao encargo de Alcionéia Silveira, após a aprovação do Estatuto definiu-se a Diretoria com um total de 10 membros e mais 3 para o conselho fiscal.

Os empossados foram; João Lombardo como Presidente, Ana Claudia Schmidt Vice Presidente, Diretor Secretário Maurício Rosa, Diretor Tesoureiro Jesualdo Pinheiro e Diretores Executivos Alcinéia Silveira, Eduardo M.Araújo, João José de Oliveira Jr, João Luiz Magnanti, Mario Raul Leonardi e Douglas Alex Leyes,  para o conselho fiscal foram eleitos Acari Amorim, Márcia Maluf e Glaucia Gondin.

A nova diretoria se reunirá nos próximos dias para dar andamento aos trâmites burocráticos, a criação de diretorias adjuntas que já conta com dois candidatos entre os presentes,  Daniel Terbeck Zanicoski e Ana Carolina Poseidon.

A ABS-SC é uma conquista dos profissionais, produtores, importadores e empresários  dos setores de Vinho, gastronomia, bebidas e enófilos para fortalecer as diretrizes e regras que regem estes setores em outros estados dentro do mercado Catarinense,  a ABS-SC irá proporcionar qualificação, diversos eventos e maior interação e organização dos profissionais dentro estado de Santa Catarina.

No final da reunião o Presidente João Lombardo agradeceu a indicação de seu nome  para o cargo de Presidente, salientou a importância deste momento e a união de todos para a consolidação da ABS-SC criada,  “o Vinho precisa estar mais acessível a todos e menos elitista, esta é uma távola redonda, não existe cargo maior e todas as sugestões serão bem vindas”  estas foram suas palavras de encerramento.

Este é um marco para a profissão de Sommelier em Santa Catarina, mercado forte neste setor e que vem se consolidando também na produção de Vinhos reconhecidos e premiados.

A ABS-SC está oficialmente aberta a todos, quem tiver interesse em participar pode entrar em contato para maiores informações através dos emails: claudia.sch@uol.com.br  e neasilveira@ig.com.br.

Eunice Ferreira

Jornalista MTB 4755/SC

http://www.iday.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s