Alunos dos cursos de FIC VINHO, Gastronomia e Pizzaiolo visitaram a Rota do Vinho na Serra Gaúcha.

Os alunos do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Continente dos cursos de FIC Vinho, Gastronomia e Pizzaiolo visitaram no dia 02 de outubro a Rota do Vinho na Serra Gaúcha, ao total foram 4 Vinícolas que receberam o grupo,  Miolo, Peterlongo, Chandon e a Don Laurindo.

Em 1973, a Maison Moët & Chandon decide apostar no potencial vitivinícola brasileiro e inaugura a Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul.A Chandon.

Foi a primeira visita do roteiro, os alunos receberam uma excelente apresentação com informações sobre a estratégia da Chandon Brasil e fabricação dos Vinhos Espumantes e do Grupo que detém várias marcas incluindo a Louis Vuitton.

Além do Brasil, a Chandon também é produzida na AustráliaCalifórnia e Argentina, sendo estas as 4 subsidiárias especializadas em espumantes naturais da Moët Hennessy, a divisão de vinhos e destilados do grupo francêsLVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o maior conglomerado de produtos de luxo do mundo, do qual a Chandon faz parte, nasceu em 1987, resultado da união dos grupos franceses Louis Vuitton (fundado em 1854) e Moët Hennessy (procedente do champagne Moët & Chandon, fundado em 1743, e do cognac Hennessy, de 1765). Com a união, passaram a pertencer a um só grupo os champagnes Dom PérignonKrugMoët & ChandonVeuve 

Como não podia faltar, os alunos degustaram os produtos da empresa, foram momentos muito ricos em aprendizado que ficaram marcados no grupo. http://www.chandon.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

A segunda visita foi à Peterlongo que possui um museu subterrâneo do ano de 1800, o champanhe Peterlongo que conhecemos foi o primeiro Vinho espumante do Brasil.

A visitação é uma verdadeira viagem no tempo, naquela época não havia ainda toda essa tecnologia atual na fabricação de vinhos e o Sr. Peterlongo construiu uma adega subterrânea maravilhosa onde hoje funciona o museu e preserva as máquinas usadas na época que permanecem em exposição neste museu, é o maior acervo no mundo confirmado pelo fabricante das máquinas na Europa.

O Enólogo da empresa foi o anfitrião desta viagem no tempo e sua paixão pelo que faz e por hoje fazer parte desta história contagiou os alunos ao conhecerem o rumo da empresa e toda a trajetória da família Peterlongo ao longo de todos estes anos.

A Peterlongo preservou muito bem toda sua história, é referência no setor vitivinícola no Brasil e modelo de pioneirismo e de Amor a cultura do Vinho, atualmente, a marca Peterlongo está presente em países como África do Sul, Colômbia, Estados Unidos, Japão, Panamá e estréia exportação para a China.

Para coroar uma degustação dos Espumantes Peterlongo com direito ao Sabre (abertura da garrafa com uma espada), incrivelmente gostoso de ver, conhecer, aprender, provar tudo isso e levar essa experiência no coração.  http://www.peterlongo.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

familiar que passou a paixão pelo vinho de pai para filho, fomos recepcionados pelo Atual dono e Enólogo Sr. Brandelli.

Na Don Laurindo produzem e elaboraram vinhos finos de castas nobres, a família Brandelli iniciou uma produção para consumo próprio em 1947 e hoje possui produtos com garantia de qualidade, de sabores exclusivos e premiados.

A visita às instalações da empresa foi coroada com uma degustação ampla com diversos vinhos e todas as peguntas dos alunos foram respondidas pelo Sr. Brandelli com paixão e Amor ao Vinho estampado em seu semblante, uma experiência gratificante. http://www.donlaurindo.com.br/pt-br/

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A última visita do dia foi a Miolo que é lider no mercado nacional de Vinhos Finos e detém 40% do market share, é referência em qualidade, com mais de 100 rótulos e tem parcerias internacionais com com Argentina, Chile, Espanha e Itália.

A Miolo atua com o Enoturismo, possui toda uma infraestrutura para receber visitas, no ano passado recebeu cerca de 130 mil turistas e possui o Hotel SPA  do VINHO  um magnífico hotel construído em uma colina no coração do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, reúne o que há de melhor em hospedagem, gastronomia, saúde e lazer na montanha. www.spadovinho.com.br

Na visita a Miolo os alunos visitaram as instalações conhecendo todo o processo de fabricação do Vinho e ao final da visita foram para uma sala de degustação provar os produtos e conhecer as características de cada um, foi um verdadeiro aprendizado de sensações, cheiros e sabores.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Parabéns as empresas pela recepção profissional aos alunos do IFSC, é de gente assim que o Brasil precisa, gente que tem paixão pelo faz e gente que tem paixão em aprender.

Sucesso a todos!!!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s