FIC VINHO 2013 -IFSC Visita Vinícolas em São Joaquim

A turma do FIC VINHO 2013 do Instituto Federal Catarinense – IFSC – Campus Continente e a Turma de Gastronomia, realizaram dia 18 de setembro uma visita técnica à São Joaquim, no roteiro  de um dia apenas, foi possível visitar a Vinícola Villagio Bassetti, a Villa Francione, a Epagri e a Casa do Vinho.

DSC02249

Na Villaggio Bassetti foram recepcionados pelo Administrador Sr. Gustavo,  Sr. José Eduardo Pioli Bassetti um dos sócios da Vinícola e o Enólogo Joelmir Marcos Grassi, nesta visita técnica os alunos conheceram os Vinhedos, as estruturas e ainda degustaram os Vinhos.

A Villaggio Bassetti produz vinhos de altitude e altíssima qualidade, Eduardo conviveu muito com seu Avô que foi um grande Vitivinicultor e herdou a paixão pelo mundo do Vinho, a 8 anos Eduardo procurou um lugar no Brasil para iniciar sua empreitada como Vitivinicultor juntamente com seu irmão e sócio, encontrou o que procurava em São Joaquim, onde embora o solo precise ter uma atenção especial, mas o clima é ótimo com bastante frio durante à noite e sol o dia todo.

Villagio Bassetti

Este clima de São Joaquim propicia uma colheita mais tardia, a Uva mais tempo no pé produz mais açúcar da própria fruta favorecendo muito a produção de Vinho sem adição extra de açúcar e alta qualidade apresentando grande variedade de cheiros e sabores.

A Villaggio Bassantti está neste momento produzindo um Vinho “Selvagem” é sua primeira experiência com 1000 litros de Vinho, serão cerca de 1300 garrafas que vão dar o que falar, previsão de lançamento é para o próximo ano, vamos acompanhar de perto tudo isso e traremos mais informações.

Os Vinhos produzidos pelas Vinícolas estabelecidas em São Joaquim vem fazendo muito sucesso e recebendo diversos prêmios pelo mundo afora.

A Villa Francioni possui uma estrutura preparada para receber visitas e uma galeria de arte logo na entrada com a exposição de Juarez Machado foi, os alunos puderam apreciar também suas obras com novas gravuras e serigrafias com o tema Vinho, veja nas fotos.

Villa Francioni

A Villa Francioni tem vários vinhos premiados, quem quiser visitar a Vinícola, degustar os vinhos e comprar, basta agendar uma visita, vale a pena conhecer as instalações, entender como é o processo desde o plantio, vinificação e engarrafamento.

Na Visita a Epagri os alunos puderam conhecer os laboratórios e entender melhor como funciona e a importância do trabalho dos pesquisadores para o Vinho em São Joaquim onde esta empreitada das Vinícolas  tem cerca de 10 anos, muito pouco tempo ainda em relação a outros países, as pesquisas tem contribuído muito para a melhora do processo como um todo.

EPAGRI

A Casa do Vinho é uma loja especializada em Vinhos que faz o maior sucesso em São Joaquim, você pode degustar e conhecer melhor o Vinho antes de compra-lo, eles possuem uma excelente estrutura e profissionais, embora jovens, muito bem preparados para atender o consumidor e apreciadores de Vinho, os alunos puderam fazer parte de uma degustação e conhecer de perto como funciona o varejo neste segmento.

Casa do Vinho

Acompanhem todo o trajeto no álbum de fotos à seguir e até o próximo post.

Eunice Ferreira