Diferença entre Sommelier, Enófilo e Enólogo

Para quem já vivencia o mundo do Vinho isto já faz parte da rotina, mas para muitos essas palavras são um enigma.

Sommelier – no passado era o bode expiatório. O Sommelier era responsável por buscar o Vinho e sua responsabilidade não se limitava aí,  tinha que dar o primeiro gole, se não morresse, os Reis podiam beber o Vinho, naquela época o modo mais frequente de atentados era através de envenenamento, causa mais comum da morte de Reis e Rainhas conforme já pudemos presenciar em diversos Filmes de época.  Pois bem, o Sommelier começou assim e pela prática foi se aperfeiçoando, quando não morria envenenado é claro.  Atualmente o Sommelier é um profissional que trabalha e estuda para conhecer Vinhos e seu trabalho é voltado sobretudo para serviços e harmonizações, o Sommelier não pode assinar um Vinho, mas pode indicar o melhor Vinho para cada ocasião. No mundo o Sommelier estuda através de cursos profissionalizantes, só na França tem curso técnico.  O Sommelier atua geralmente em restaurantes, adegas, supermercados e casas especializadas.

vinhocatarinense

Enólogo – é um estudioso do Vinho,  estuda e se aperfeiçoa para conhecer deste a implantação de Vinhedos, colheita, uvas, fermentação até  o engarrafamento incluindo controle de qualidade e distribuição.  Este profissional tem nível superior e técnico e pode assinar um Vinho.  No Brasil temos cursos de nível superior bacharel e tecnólogo.  O curso de nível superior tem cerca de 15 anos que acontece no Brasil, já o tecnólogo tem cerca de 60 anos que já são ministrados, estes cursos iniciaram em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e mais recentemente em Petrolina.  Enólogo é um profissional que atua geralmente nas Vinícolas.

enologo

Enófilo – não é um profissional com formação acadêmica e sim auto didata, podemos dizer que é um amigo do Vinho, geralmente são pessoas que gostam do Vinho e vão se especializando, trocando experiências, lendo, degustando enfim, auto aprendizado.

enófilo

O Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Campus Continente em Florianópolis tem um curso de aperfeiçoamento do Vinho, com duração de 1 semestre, eu resolvi cursar para aprofundar meus conhecimentos nessa área e pretendo usar este canal para trocar informações com vocês.

Até o próximo post.

Eunice Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s