Vinhos catarinenses debutam no cenário internacional na Vinexpo 2013

O grupo de seis vinícolas estão reunidas até quinta-feira, sob a logomarca Brazilian Higland Wines, na feira de maior prestígio do setor vitivinícola, realizada em Bordeaux

Vitrine mundial para o vasto  diverso mercado de vinhos, a Vinexpo é considerada emblemática para quem busca expandir as fronteiras na comercialização de seus produtos. Este ano, pela terceira edição consecutiva, o Brasil marca presença em Bordeaux, na França, onde a feira é realizada. No estande do Wines of Brasil, 15 vinícolas exibem seus rótulos para os jornalistas, comerciantes, importadores , sommeliers entre outros profissionais do setor.

Reunidos sobre a marca coletiva Brazilian Highland Wines, seis empresas catarinenses ocupam um dos 10 balcões do estande, onde apresentam ao mercado internacional seus produtos pela primeira vez. O empresário Walter Kranz, da vinícola que leva seu sobrenome, faz o papel de embaixador do grupo composto pela Hiragami, Kranz, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio e Suzin. “Somos vistos como uma grande novidade na feira, pois o público daqui já está acostumado com as regiões tradicionais de produção”, informa Kranz. “As pessoas provam os vinhos e se impressionam. Quando explico que somos um terroir recém-descoberto, que existe há menos de 12 anos, ninguém acredita”, completa o empresário.

Nos três primeiros dias de feira, mais de 60 degustadores passaram pela embaixada catarinense. Todos com dados devidamente registrados por Kranz em uma caderneta. Ele avalia que cerca de 20% destes contatos devem evoluir para a efetivação de negócios, mas explica que nesta primeira participação, o mais importante para o grupo está sendo o feedback recebido a respeito dos produtos apresentados. “Claro que queremos vender, e estamos aqui para isso. Mas o principal objetivo é ver o retorno dos especialistas e do mercado sobre como estamos em termos de qualidade e o que eles nos apontam como fator de diferenciação. Para mim, neste momento, isso é mais importante do que vender um contêiner”, argumenta.

Entre os profissionais da área técnica, foram recebidos experts da Espanha, França e Portugal principalmente. Em termos comerciais, os chineses são os que mais mostram interesse no país. “Os grandes eventos esportivos estão colocando o Brasil no foco. E isso representa um bom argumento de marketing para vender os nossos produtos em seus respectivos mercados”, avalia Kranz. Para a diretora de Promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Andreia Gentilini Milan, a participação do Brazilian Highland Wines no grupo que atua no mercado internacional é muito positiva. “Temos uma diversidade grande de terroirs no Brasil e as empresas de Santa Catarina estão trabalhando bem, com produtos de qualidade e identidade bem aceitas internacionalmente”, elogia a executiva.

Os comentários mais ouvidos dos visitantes sobre os vinhos catarinenses dizem respeito aos aromas florais e à estrutura dos vinhos em harmonia com a acidez e a tanicidade. Os produtos mais elogiados são os elaborados com a Sauvignon Blanc, entre os brancos, e o Merlot e o Cabernet Sauvignon, entre os tintos. Os espumantes, por sua vez, chamam a atenção por serem exóticos em sua composição. Há um brut branco elaborado a partir das uvas chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Já o rosé brut leva Merlot e Cabernet Sauvignon na composição. Contribuem para esta identidade, o fato de todas as empresas participantes estarem localizadas em regiões entre 1,2 mil e 1,4 mil metros acima do mar, sendo os vinhedos mais altos do país.

O Wines of Brasil na Vinexpo

O Wines of Brasil é o projeto de promoção dos vinhos no Exterior realizado em parceria pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O estande do projeto é composto de 10 balcões, onde os visitantes podem conhecer a diversidade da produção vitivinícola brasileira. Além da presença de vinícolas gaúchas e do Vale do São Francisco, no Nordeste Brasileiro, este ano o espaço apresenta o Brazilian Highland Wines.

As vinícolas Aurora, Casa Valduga, Domno, Hiragami, Kranz, Lídio Carraro, Miolo, Ouro Verde, Pizzato, Salton, Sanjo, Santa Augusta, Santo Emílio, Suzin e ViniBrasil representarão o país na mais tradicional feira de bebidas da Europa. O time brasileiro está reforçado por outros 11 empresários do setor na missão técnica que circulou pela região de Champagne antes da feira.

Mercado em ascensão

Iniciada no último domingo (16) e seguindo até a quinta, 20 de junho, a Vinexpo 2013 ocorre no Centro de Exposições da cidade de Bordeaux, no sudoeste da França e reúne mais de 2,4 mil expositores de 45 países. A cada dois anos o evento movimenta a agenda dos profissionais em vinhos e destilados de todo o mundo, como uma fonte de oportunidades onde mais de 150 nacionalidades se convergem.

Um estudo encomendado pela organização da Vinexpo cobriu 28 países produtores e 114 mercados de consumidores do vinho. O resultado foi bastante positivo: o consumo mundial de vinhos aumentou em 2,8% entre 2007 e 2011, totalizando 2,679 bilhões de caixas de 9 litros, o equivalente a mais de 32 bilhões de garrafas. Em 2011, os espumantes representavam 7,7% do consumo mundial de vinhos, mas o crescimento de seu consumo é mais rápido do que o de vinhos tranquilos. Já o vinho tinto continua dominando o consumo mundial.   

Vinícolas de Santa Catarina que estão expondo:

–          Hiragami

–          Kranz

–          Sanjo

–          Santa Augusta

–          Santo Emílio

–          Suzin

Fotos: Martha Caus, Ibravin.

Fonte: Assessoria de Imprensa – IBRAVIN Vinexpo2_MarthaCaus

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s