III Mostra do Vinho Catarinense dia 04 de Junho em Florianópolis, entrada gratuita.

III Mostra do Vinho terá representantes de todas regiões produtoras de SC

A III Mostra do Vinho Catarinense, que ocorre no dia 4 de junho, no Hall da Assembleia Legislativa (ALESC) em Florianópolis,  contará com vinícolas de todas as regiões produtoras de Santa Catarina. O evento, realizado pela primeira vez em 2011, marca a abertura simbólica do primeiro barril do vinho produzido no Estado e é uma das ações que busca valorizar a vitivinicultura catarinense e o enoturismo, vinculado ao setor. A atividade também comemora o Dia Estadual do Vinho (primeiro domingo de junho).

A partir das 10h as vinícolas apresentarão seus produtos aos visitantes e às 19h, em uma solenidade, ocorre a sangria do barril. Logo após está programada uma degustação dos vinhos produzidos no Estado. Conforme o deputado Padre Pedro Baldissera, autor do projeto que resultou na criação do Dia Estadual do Vinho, apesar da qualidade dos vinhos catarinenses o consumidor do Estado em geral desconhece a produção local, e prioriza produtos importados, muitas vezes de qualidade inferior. A divulgação do vinho que é produzido em Santa Catarina amplia, cada vez mais, a ponte entre vinícolas e consumidores.

Oficinas de degustação abertas ao público

                Neste ano, a Mostra tem uma novidade para os participantes. Em uma parceria com o IFSC, ocorrem três oficinas de degustação de vinhos, às 10h 30, 13h e 14h 30, todas orientadas por especialistas. As inscrições estarão abertas a partir do final dessa semana.

Posição de destaque

Santa Catarina é o quarto produtor de uvas e o segundo de vinho no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. A posição de destaque contrasta com a tendência do consumo interno.

A promoção é do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Cresol Tangará, prefeituras municipais de Tangará, Nova Trento, Urussanga, Pinheiro Preto, São Joaquim, SINDIVINHO, Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da região de Urussanga (PROGOETHE), com o apoio do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera.

Um exemplo de sucesso

Conforme a professora e pesquisadora Márcia Maluf, que atua em um projeto do IFSC na Serra de SC, os vinhos da região já contam com boa visibilidade no País e no exterior, principalmente os vinhos brancos, em razão do frio, das altitudes elevadas e da amplitude térmica que resulta em um produto fresco,frutado e “ligeiro”.

Márcia explica que os espumantes catarinenses ganham mercado a cada ano, e os investimentos em tecnologia ,pesquisa e formação de mão de obra capacitada já trazem resultados efetivos. “Um exemplo disso foi o primeiro lugar entre os espumantes brasileiros, conquistado pela Villaggio Grando na Expovine, em abril passado”, explica a pesquisadora. 

Anote em sua agenda e não perca essa possibilidade de degustar os Vinhos Catarinenses e conhecer um pouco mais do setor.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s