Palestra sobre 2000 anos da Dieta Mediterrânea e benefícios do Azeite Extra Virgem de Oliva à saúde.

A dieta Mediterrânea completa 2000 anos e o Azeite de Oliva Extra Virgem faz parte desta história.

Na Expo Vinis 2013 também foram expostos outros produtos como o Azeite de Oliva, Stefano Roggerone, produtor de Azeite de Oliva Extra Virgem e dono da marca CHÉ`, ministrou uma Palestra sobre a história dos 2000 anos de Dieta Mediterrânea e a importância do azeite para a saúde.

Um grande estudioso resolveu investigar porque as populações de quatro países mediterrâneos, Itália, Grécia, França e Marrocos viviam mais, tinham uma vida mais saudável e idade avançada.  Qual é a alimentação diária destas pessoas?

O estudo detectou que a base alimentar diária deles é Cereais, frutas, verduras, Azeite Extra Virgem de Oliva e uma taça de Vinho.  Os demais alimentos como leite, queijos, peixes, carne branca e ovo são alternados, cada dia um tipo é inserido na dieta Mediterrânea, a carne vermelha também tem vez, mas é consumida somente uma vez por semana.

Sabemos que cereais e frutas são importantes, mas e o azeite, qual sua importância?

A gordura que o azeite forma é monossaturada e combate o LDL e melhora o HDL, o azeite é muito importante na vida do ser humano contêm os poli fenóis que são antioxidantes e combatem os radicais livres.

O Vinho consumido moderadamente auxilia no combate a degeneração das células do nosso corpo assim como o Azeite.

Estes estudos comprovaram que a indução de poli fenóis realizado pelo Azeite Extra Virgem de Oliva combate muito o mal de Alzheimer.

Os legumes e verduras são conservados no azeite, devido ao frio destas regiões e o mais importante da Dieta Mediterrânea na Europa é harmonizar azeite com todos os pratos no dia a dia, mas cuidado, estes benefícios são atrelados ao Azeite Extra Virgem.

A UNESCO em 2010 declarou o Azeite extra Virgem como patrimônio na Humanidade.

Você sabe analisar o Azeite?

O óleo Azeite Extra Virgem de Oliva é apenas da prensagem da azeitona sem nenhuma intervenção química ou calor, produto puro, natural e considerado um produto Vivo.

O Azeite é analisado por juízes, o copo de degustação do Azeite é azul e impede a visualização do azeite na hora de degusta-lo, são sete pontos analisados como perfume, amargo, picante, frutado entre outros.

O Azeite Extra Virgem não pode ter nenhum defeito, ele é oriundo da extração direta e não pode ter nada adicionado, um azeite só é extra Virgem se não tem nenhum defeito na avaliação pelos juízes, caso apresente algum defeito não será Extra Virgem de Oliva, mas será Azeite Virgem de Oliva e pode ser consumido.

O Azeite Virgem de Oliva é uma mistura dos dois, do Azeite Extra Virgem de Oliva e do Azeite de Oliva que não passou no crivo da avaliação dos juízes, é considerado um produto de qualidade e tem os mesmos benefícios do Azeite Extra Virgem de Oliva.

Quando o defeito é alto nesta avaliação dos Juízes, o Azeite não pode ser comercializado e no passado era utilizado como óleo para Lamparinas, hoje este azeite é refinado e o processo utiliza muito calor e produtos químicos, o azeite derivado deste processo, fica sem cor, sem cheiro e sem sabor e forma a base para ser Azeite de Oliva que encontramos no supermercado, o consumidor deve ler bem a embalagem.

Quando o Azeite Extra Virgem é produzido em seus primeiros momentos traz grandes sensações ao paladar, por se tratar de um produto vivo com o tempo sofre amadurecimento e sensações com perfume vão diminuindo e a delicadeza do produto se destaca.

Para a saúde o importante é o Azeite Extra Virgem de oliva, um alimento puro e natural  que mais se compara ao leite materno.

Os azeites de Oliva extras virgens artesanais por serem considerados produtos vivos devem ser consumidos dentro de um ano de sua data de fabricação.

Por isso há o ditado popular: “Óleo novo, Vinho Velho”.

Os azeites industrializados sempre vão ter o mesmo perfume, mesma cor e mesmo sabor.

O Azeite extra virgem nunca vai ser igual.

por: Eunice Ferreira

Jornalista e gestora de mkt digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s