3º Debate Vinho no Brasil – FECOMERCIO – SP

O 3º Debate Vinho no Brasil realizado dia 24 de Abril pela FECOMERCIO em São Paulo   foi uma importante articulação para a união do setor de Vinho no Brasil e apresentou pesquisa realizada pela ISWR (International Wine & Spirit Record) sobre o consumidor de Vinhos no Brasil levantando questões importantes sobre o consumo, branding,  como pensa o consumidor brasileiro e a importância e futuro do e-commerce no Brasil.

O grande desafio é o perfil do novo consumidor,  um público jovem  e multimídia, aberto, ávido por novidades e quer experimentar novas sensações, isto pode ser um grande fator de crescimento deste mercado e a grande cartada é conseguir atrair esse público.

“O Vinho Branco e Rosé apresentou crescimento neste último Verão em bares da Capital Paulista, a Cabernet Sauvignon é sem dúvida a uva mais procurada e quando alguém sai da Cabernet ainda fica na zona de conforto com uma Uva como a Malbec, a Camenére é muito bem recebida também.  Os consumidores mais exigentes estão consumindo mais Vinho Branco, mas isso não pode ser aplicado a todo o mercado” é o que dizem alguns Sommeliers que atuam em São Paulo.

Como todos os críticos internacionais falam Inglês suas opiniões tem pouco impacto por aqui e a opinião de uma pessoa só perde para a opinião de um grupo de amigos, isto é resultado das Redes Sociais.  Na internet o Espumante é o mais procurado e mostra claramente a importância do marketing digital e divulgação dos produtos on line.

Já somos 94 milhões de pessoas com acesso a internet no Brasil e 82% dos consumidores a consideram a mais importante e os anúncios tem boa receptividade.  A TV está em segundo lugar com 50% na pesquisa.

O E-commerce no Brasil não para de crescer, segundo a E-bit em 2012 fechamos o ano com 42 milhões de e-consumidores, o ticket médio é de R$ 342,00 com um faturamento de 22,5 bilhões no ano,  os mobiles como celulares, ipods e tabletes também vem apresentando crescimento significativo em compras e as empresas precisam se adequar a esta nova realidade atualizando suas plataformas, sites e estratégia de comunicação.  “Ainda encontramos muitos sites que não abrem nestes novos aparelhos por estarem em Flash, o empresário precisa estar atento as mudanças tecnológicas” dizem os especialistas sobre o assunto.

As buscas on line no segmento de Vinho no Brasil aumentaram 12% no ano passado, o consumidor está buscando mais sobre o assunto na internet e o maior volume de buscas são dos Espumantes, em segundo lugar está o Vinho tinto.

A internet é um caminho sem volta, a Wine loja on line especializada em venda de Vinhos já possui mais de 25 mil cadastrados no Clube do Vinho e venderam mais de 1 milhão de garrafas.

O primeiro ponto é estabelecer uma presença na internet e uma boa estratégia de marketing digital que inclui desenvolver conteúdo de qualidade e forte presença nas mídias sociais, não adianta estar por exemplo com uma home page no Facebook, mas sim; como eu vou estar lá, qual será minha estratégia, que conteúdo eu vou produzir para esse canal?

O segundo ponto é usar o (SEO e SEM) estratégia de palavras chaves e principalmente conteúdo relevante em seu site, os buscadores estão otimizados para oferecer conteúdo que interessem ao maior número de internautas, isso ganhou maior importância para os buscadores e as redes sociais contribuem muito para melhorar ainda mais estes resultados.

Estratégias como parcerias com fornecedores com troca de bunners em outros sites, cadastrar seu blog em outros canais, divulgar seus endereços em materiais de apoio impressos facilitando o internauta a localizar você na internet também são armas potentes.

Terceiro ponto não se esqueça do mobile, sites e aplicativos que estejam adequados à comunicação móvel.  Site Mobile é uma versão do seu site que abre em iphones, ipads, ipods, tablets e etc, já os aplicativos mobile são desenvolvidos especificamente para os celulares e tem alguma função, por exemplo; “o Vivino for Iphone” com este aplicativo o consumidor escaneia o rótulo do Vinho que está tomando, quando ele quiser comdprar no futuro vai conseguir se lembrar do Vinho esta ferramenta foi desenvolvida para fidelizar e facilitar a vida do consumidor de Vinho.

Quarto ponto é investir em conteúdo, imagens, informações e vídeos, este último vem crescendo muito em visualizações dentro do ambiente web.  A redes sociais merecem uma atenção especial e não podem ficar de fora, o próprio Facebook é uma arma potente e com seu compartilhamento você consegue mensurar o alcance de suas postagens.

Explorar a infinidade de canais e fortalecer a presença digital de sua marca é estar na mente do consumidor, hoje esta estratégia é indispensável para o sucesso do negócio e fidelização da marca.

Outro ponto muito importante levantando na FECOMERCIO é a falta de pesquisas sobre o mercado de Vinhos no Brasil, o Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Campus Continente – Florianópolis foi muito aplaudido ao informar no final da Palestra que vem realizando o projeto de extensão levantando dados  para a criação de uma rota Enoturística para a Cidade de São Joaquim neste primeiro corte, houve um interesse geral por parte dos presentes o que demostra claramente a importância deste assunto.

Os palestrantes:

Didú Russo – Coordenador do Comitê do Vinho e diretor do Centro do Comércio  – FECOMERCIO SP

Tato Simon  – Vice presidente de Novos Negócios e Relacionamento da Agência Today.

Paul Meddler – Winne Intelligence

Realização  Senac – Sesc – FECOMERCIO SP.

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