Vem aí a III MOSTRA DO VINHO CATARINENSE”

Vem aí a III MOSTRA DO VINHO CATARINENSE”prevista para o dia 04/06/2013 na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC.

Anualmente a comemoração do “Dia do Vinho Catarinense” no estado acontece no primeiro semestre, a Lei nº 14.711, de 03 de junho de 2009, de procedência do deputado Padre Pedro Baldissera, que institui o Dia Estadual do Vinho. Conforme texto legal, o dia do vinho sempre é comemorado no primeiro domingo do mês de junho, que em 2013 cairá no dia 02.

Dentre os diferentes produtos resultantes do crescimento da cultura do vinho no Brasil, destaca-se o Enoturismo. O desenvolvimento deste setor apresenta índices cada vez maiores.

Em diferentes regiões vitivinícolas do mundo, o Enoturismo é concretizado através das Rotas de Vinho. O fenômeno torna a atividade mais organizada e competitiva, sinônimo de desenvolvimento regional.

O Governo do Estado de Santa Catarina vem se movimentando com algumas ações institucionais para difundir o Vinho Catarinense, a “III Mostra do Vinho Catarinense” é uma destas ações e contempla todas as regiões no estado produtoras de Vinho.

Na Assembleia Legislativa em Florianópolis agora no dia 03 de Abril foi realizada mais uma reunião da Comissão organizadora para a realização da III Mostra do vinho catarinense que este ano vem com a participação do Instituto Federal de Santa Catarina e incluirá oficinas de degustação aberta ao público ministrado por seus docentes.

DSC00023DSC00018

O Ministério da Educação através Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, I.F.S.C. campus Florianópolis – Continente, está realizando um estudo para o desenvolvimento do Guia de Enoturismo para o município de São Joaquim.

Esta região apresenta fortes indícios para a criação de uma Rota de Vinho e o estudo irá identificar os produtos turísticos locais, que associados aos vinhos da região, venham a constituir a Rota.

Santa Catarina despontou no cenário de vitivinicultura brasileiro recentemente e o destaque fica por conta de São Joaquim. A cidade, que já é conhecida pelo frio, vai se firmando como um polo produtor.

Haverá uma cobertura jornalística por parte do Blog Vinho Catarinense, em breve será lançado o portal “Vinho Catarinense” contendo todas as informações, eventos e um banco de dados de produtos e serviços ligados ao mercado do Estado de Santa Catarina.

Eunice Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s